As palavras paroxítonas aquelas que têm o acento tônico na penúltima sílaba, e que tiverem os ditongos abertos éi e ói, não são mais acentuados.
Exemplos:
alcatéia alcateia
bóia boia
andróide androide
celulóide celuloide
colméia colmeia
tramóia tramoia
jóia joia
coréia coreia
jibóia jiboia
paranóia paranoia
geléia geleia
Mas preste atenção: esta regra vale apenas para as palavras paroxítonas. As palavras oxítonas terminadas em: éis, éu, éus, oí e óis continuam sendo acentuadas normalmente.
papéis continua com acento
herói e heróis também
e o mesmo acontece com troféu e troféus.
Vamos ver outro caso:
Nas palavras paroxítonas que tiverem i ou u tônico e vierem depois de um ditongo, não se usa mais o acento.
Bocaíuva vira Bocaiuva
feiúra vira feiura
baiúca vira baiuca
Não se usa mais acento nas palavras terminadas em êem e ôos.
Escrevia-se abençôo, mas agora fica abençoo.
crêem (do verbo crer) vira creem
dêem (do verbo dar) vira deem
vôos vira voos
perdôo vira perdoo
magôo vira magoo
povôo vira povoo
zôo (redução de zoológico) vira ou se transforma em zoo.
Também não se usa mais o acento para diferenciar os pares pára (verbo) de para (preposição); pêlo (substantivo) de pelo (preposição); e também péla de pela, pólo de polo e pêra de pera.
Ele pára o trem com sua força.
Ele para o trem com sua força.
Ele viajou ao Pólo Sul.
Ele viajou ao Polo Sul.
O cachorro tem pêlo bonito.
O cachorro tem pelo bonito.
Eu adoro comer pêra.
Eu adoro comer pera.
No caso de pôde (passado do verbo poder), o acento continua existindo para diferenciar de pode (presente do indicativo do verbo poder).
Ex: Ontem ele não pôde jogar futebol, mas hoje ele pode.
Continua existindo também, o acento para diferenciar pôr (verbo) de por (preposição).
Ex: Eu vou pôr a roupa que foi feita por minha tia.
Também continua existindo acentos que servem para diferenciar o singular e o plural dos verbos ter e vir e seus derivados (manter, deter, convir, interver etc.)
Ele tem um cachorro.
Eles têm vários cachorros.
Ela vem da Europa.
Elas vêm da Europa.
Ele mantém o macaco preso.
Eles mantêm o macaco preso.
A matéria convém aos estudantes.
A matéria convêm aos estudantes.
Para diferenciar a palavra, fôrma de forma, o uso do assento é facultativo.
Esta é a forma mais clara de se entender a questão.
A forma de bolo tinha defeito.
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